quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

ETAPA 2



Mais uma etapa para desvendar nosso mistério. Procurei agrupar as fotos para facilitar minhas explicações e a visualização das etapas.


A etapa de hoje começa com 1 tira do tecido de claro e com 1 do tecido médio.É claro que para o projeto todo precisará mais tiras, mas só com estas voces já farão a festa seja para aprender ou brincar com as outras tiras. Já deu para notar sobre o que vou falar?? POis é nosso famoso amiguinho "Four Patch". Este é um dos bloquinhos que me encantam , pois qualquer lugar que ele participa dá uma graça no seu projeto.



Unidade 1A e 3A são iguais.
É formado pela união de dois four patch com um quadrado de cor média da unidade 2A.


**************************


Para o four patch(4patch):
Cortar :


tecido 1 ( fundo) - 1 tira de 2 1/2 " de largura


tecido 2 ( médio) - 1 tira de 2 1/2" de largura



Costurar as 2 tiras direito com direito. Passar com a cor escura para cima. Isso facilita na hora de deixar a costura escondida no lado mais escuro. Depois da tira passada, dobrar e dividir ao meio.

Sobrepor uma metade na outra direito com direito. Assentando as costuras e invertendo as cores das tiras. Veja na foto acima.

Dai cortar seções de 2 1/2" ao longo dela. Cada tira dobrada vai render 11 pares. Não separem os pares. Vai facilitar na hora da costura.

Voces podem notar na foto acima.


Agora vamos começar a costurar os pares em cadeia de 4patch.

Para cada bloco usa-se 2 pares de bloquinhos prontos sendo um par com o escuro em cima e a direita e o outro par com o escuro em cima a esquerda.

Veja pela foto que tem bloquinhos com a cor clara em cima a direita e com a cor escura em cima a esquerda. Então, isso eu já faço na hora de costurar. Uma hora costuro os pares com a cor clara em cima logo embaixo da agulha da máquina e costuro. Depois sem cortar a linha já venho com outro par onde coloco a cor escura no pé da máquina. Vou fazendo assim até terminar todos os bloquinhos e sem cortar a linha . Assim eu tenho os bloquinhos do jeito que quero. Metade com escuro a direita e metade com escuro a esquerda. Costurando assim voce forma um varal de 4patch. Depois é só cortar a linha de costura que une os bloquinhos. Tentei mostrar como eles ficam em cadeia na foto.

Nesta foto acima eu repasso um truquezinho que aprendi com a Eleanor Burns para deixar o centro da união dos 4 quadrados sem excesso de tecido. E assim o bloquinho fica perfeito .

Faça assim:

Desmanche uns 2 ou 3 pontinhos de cada lado do centro, onde meu desmanchador está indicando. Abra de maneira que apareça o lado direito da junção. Ajeite o tecidinho do centro até formar um mini 4patch. Veja na foto acima que interessante esta dica.

Pronto agora é só passar seus bloquinhos e enquadrar na medida de 4 1/2" X 4 1/2". Faça todos os bloquinhos de seu projeto.

Voces verão que vai ser rapidinho.

Prontas para a etapa 3 ???

Amanhã eu voltarei .

Boas costuras.

bjks da S*Ü*E

2 comentários:

Li de Liége disse...

legal, legal... Sue to com a casa cheia de visitas.. mas ja separei paninhos e quero adiantar hj. Tou sem máquina a gurizada levou, depois posto.. bjusss
li

Divânia's- trabalhos manuais disse...

Êita que isso aqui tá muito bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm...será que encaro essa Süe???????????????....E ainda usando os truquezinhos da minha ÍDALA (Eleanor Burns?)...hummmmmmmmmmmmmmmmm...acho que vou....
beijus...
di

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...